3

Cuidados Básicos e Diários - Pele Facial

Toda mulher vaidosa gosta de estar sempre bem maquiada,algumas como eu usam maquiagem diariamente.Não vejo problema nenhum nisto,entretanto muitas esquecem de que o passo mais importante da Make é o pós,é o momento de chegar em casa e retirá-la por completo e o cuidar da pele,evitando que aconteça seu envelhecimento precoce.

Acredito que muitas Ninas,como eu, acham um saco ter que passar mil cremes no corpo e rosto,estes que muitas vezes são usados por duas semanas e depois esquecidos na gaveta de cosméticos.Sendo usados uma vez ou outra,quando tiramos o "dia de faxina pessoal" né?!
Pois bem,como minha rotina é corrida e sempre chego em casa morta de cansada para seguir um ritual complexo de cuidados,resolvi me organizar de forma a priorizar o que é  prioridade.rsrs( reduntante,oii) e o que é "Luxinho" fica para os finais de semana no momento "Sou Diva".
Apesar de existirem "N" marcas e produtos que são indicados por "N" pessoas,a rotina de cuidados deve seguir as necessidades do SEU tipo de pele,de acordo com suas características e atividades diárias. Por isso para ajudar nessa tarefa  resolvi  falar sobre os três passos  que considero "coringas" e que dão certo para a maioria das pessoas,além de serem cuidados muito simples e fáceis de  adaptar à sua rotina :


1º PASSO- LIMPEZA.
 
  
O rosto deve ser lavado TODOS os dias para remover todas as impurezas a que está exposto diariamente. Se sua pele é seca ou sensível,procure lavar  o rosto apenas com água( de preferência morta,pois a água quente estimula a produção de gordura e a água fria resseca a pele.),para não ressecá-lo mais.Também é interessante usar um esfoliante suave umas  duas vezes por semana para eliminar aqueles resíduos que ficam nos poros.
Já se a sua pele é normal ou oleosa,como a minha, lave seu rosto com um sabonete antioleosidade TODOS os dias,de duas a três vezes ao dia, e use um esfoliante pelo menos umas quatro vezes por semana para eliminar o excesso de oleosidade,ou seja um dia sim outro não.
Existem inúmeros produtos de limpeza facial disponíveis no mercado,dos mais caros aos mais baratos ,onde os mais comuns são o sabonete em barra,o leite de limpeza e o sabonete em gel.Independente de qual você escolha é importante que  o produto atenda ao seu tipo de pele.
Caso opte por sabonete em barra,é importante ressaltar que não pode ser aquele que você usa no banho,tem que ser um ESPECÍFICO para a área do rosto,pois são peles diferentes.



2º PASSO- TONIFICAR.



A tonificação é o segundo passo para o cuidado diário da pele e deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia. A função do tônico, é fazer aquela limpeza profunda que o sabonete não pode tirar, ou seja, limpa os poros, removendo células mortas, vestígios de maquiagem e do produto usado para a limpeza. Além disso, a tonificação  ajudar a devolver o pH natural do rosto, refrescando, suavizando a pele e proporcioando mais elasticidade a ela,reduzindo a aparência de poros abertos que a limpeza deixa.
A forma de usar é bem simples.Depois de limpar,com a pele já seca por uma toalha limpa ou papel toalha( que não agride a pele),aplica-se o tônico facial usando discos ou bolinhas de algodão na aplicação,que para mim é mais prático e também não irrita ou agride a pele.
Existem tônicos de marcas variadas e preços também.Alguns com álcool na fórmula e outros sem,então fica a critério de cada uma qual o melhor para sua pele.Mas o importante é NÃO deixar de usar.

3º PASSO- HIDRATAÇÃO.


 A hidratação é a terceira e mais importante etapa dos cuidados com a pele.O objetivo de hidratar a pele facial é o de  equilibrar a elasticidade e a umidade dos tecidos,de modo que mantenha o rosto com aspecto jovem e principalmente evite o aparecimento precoce das terríveis e temidas rugas e linhas de expressão.
Muita gente pensa que hidratação é necessária apenas para as pelas secas e por terem pele oleosa não devem usar um hidratante,grande engano,devem sim,pois a oleosidade costuma se concentrar na zona T (testa, nariz e queixo), e é  bem comum ter bochechas e pescoço ressecados. Mas o ideal,nesses casos, é escolher produtos na versão gel, gel-creme ou loção livre de óleo( oil free) e, de preferência, com ação matificante, que absorve o excesso de brilho e mantém a pele com aspecto sequinho.
E não tem essa história de que hidratação é só para os tempos frios não,viu?!Deve-se hidratar a pela durante o ano TODO.


#PROTEÇÃO.
Apesar de todo mundo estar careca de saber,não custa relembrar outro cuidado muito importante com a pele: O uso do Protetor Solar.
Antes de sair de casa deve-se passar o protetor solar FACIAL,de preferência com FPS 30,pois a pele do rosto é bem mais sensível que a do corpo e os raios solares podem causar manchas,rugas,e todo aquele blá,blá,blá que a gente já sabe e que não pode esquecer.Ressaltando que Protetor solar também é para ser usado no Inverno.
Ps: Existem alguns protetores que já vem com hidratantes e vice versa.
Ps 2: Pessoas com pele oleosa devem usar Protetores em Gel ou loção oil free.


O principal de tudo isso,Ninas,é  que cada uma conheça seu tipo de pele e use os produtos adequados para esta.É importante ir ao dermatologista sempre que possível para que ele possa indicar os produtos mais certos,e caso estes sejam muito caros,existem os "genéricos" (manipulados)para ajudar.=D
Também não se esqueçam de beber bastante água,principalmente no verão,é de graça e só faz bem à pele.=D

Mas e vocês,têm uma rotina diferente? Conseguem usar muitos  produtos sempre?


Super Beijo.=*
Pâm






3 comentários:

Rafaelly

confesso que não faço nadinha disso no maximo um protetor solar... mas a idade vem chegando e eu sei que é preciso; então rumo as compras...

Pâm,
tudo de bom o post!

bjinhos

Pâmella Mello

Pois é Rafa,a preguiça é grande né?!! Mas eu tenho tentando seguir pelo menos isso.E SEMPRE tiro a maquiagem quando chego da balada.Não durmo de jeito nenhum de make.Passamos dos 20 aninhos,é hora de começar a cuidar.rs

Obrigada por comentar.=D

Kelly Leal

Amei a dica, sou super relaxada com essas coisas!

bj

http://semijoiasglamour.blogspot.com/

Postar um comentário